A partir de 2003, após a iniciativa do Professor Dr. Paulo Sergio Torres Brioso (Processo 23083.003193/ 2005-04) foi concebido e aprovado pela CAPES em 2006 (89 Reunião do CTC), o Programa de Pós-graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada (PFBA). Trata-se do primeiro curso de pós-graduação a nível nacional que agrega as áreas de Fitossanidade e de Biotecnologia Vegetal. Sediado no Departamento de Entomologia e Fitopatologia do Instituto de Biologia da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), o Programa de Pós-graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada (PFBA) foi concebido a partir de princípios que consideram a competência e a formação do Corpo Docente; a qualidade, criatividade e interesse do Corpo Discente; a otimização e racionalização de recursos materiais e humanos, reunidos em boas condições de infra-estrutura e dentro de uma política de formação de pessoal altamente qualificado, em escala nacional.
O Programa de Pós-graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada (PFBA) da forma como foi concebido favorece a formação de uma Rede Fitossanitária e Biotecnológica tanto a nível Inter-institucional e regional como a nível de Empresas Privadas visando ao desenvolvimento mútuo, viabilizando o uso de recursos para pesquisa e transformando o conhecimento em tecnologias e produtos de pronta aplicação.
Trata-se, portanto, de uma proposta inovadora pois integra a formação fitossanitária com a geração de produtos e processos biotecnológicos evidenciando claramente a integração da Fitossanidade com a Biotecnologia. Áreas estas que atualmente se integram e se complementam, permitindo desta forma um enorme ganho na formação do profissional, pois preenchem a lacuna constantemente apontada por vários setores da sociedade (sejam Públicos ou Privados), ou seja, a falta de ligação entre a pesquisa, o mercado e a sociedade, visto que o profissional a ser formado não só terá conhecimento na área de Fitossanidade, mas também capacidade de gerar produtos ou processos biotecnológicos voltados para a Sociedade e estará mais bem preparado para ser aproveitado em instituições públicas como privadas.
Em fevereiro de 2008, o Programa de Pós-graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada (PFBA) à convite da CAPES passou a fazer parte da Área de Biotecnologia, área esta recém-criada (segundo Portaria número 9, de 23 de janeiro de 2008, D.O.U. Número 18, Seção 1, de 25 de janeiro de 2008, pg.35) pela CAPES.
Desta forma o atual Programa de Pós-graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada (PFBA) segundo critérios para a Área de Biotecnologia da CAPES, tem um PERFIL GERAL DE UM PROGRAMA DE EXCELÊNCIA.
MISSÃO
Ensino, Pesquisa, Extensão – Geração, Desenvolvimento, Inovação, Assistência Tecnológica e Difusão do Conhecimento Técnico-científico para o Agronegócio, em benefício da Sociedade.
VALORES E POLÍTICAS
Competência, Comprometimento, Dinamismo, Ética, Qualidade e Reputação
VISÃO
Ser reconhecido como referencial de excelência no setor de Agronegócios, pela produção técnico-científica, qualidade dos serviços, valores organizacionais e benefícios gerados à sociedade.
NOTÍCIAS