A maioria dos Projetos desenvolvidos tem obtido financiamento, na forma de auxílio financeiro e/ou de bolsa, da UFRRJ, CNPq, EMBRAPA, FAPERJ, MCT/ FINEP e Instituições Privadas.
Em 1997, por iniciativa do Dr. Paulo Sergio Torres Brioso, a UFRRJ recebeu o Certificado de Qualidade em Biossegurança (C.Q.B. Nº 0011-970011-97) segundo D. O. U. Nº 91, Seção 3, de 15 de maio de 97, páginas 10428-10429) do MCT / CTNBIO.
Em 2001, o Laboratório de Virologia Vegetal e Viróides passou a integrar a rede de laboratórios associado ao projeto RIOGENE (http://www.lncc.br/frame.html) (www.bionotes.com.br) (http://www.bioaxs.com.br/riogene.htm).
Em 2005, o Laboratório Oficial de Diagnóstico Fitossanitário da UFRRJ passou a integrar a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (RIDESA).
Projetos
-
Avaliação de linhagens e cultivares de caupi à infecção por Meloidogyne incognita e M. javanica, levantamento e identificação de espécies de Meloidogyne associados ao caupi no Estado do Rio de Janeiro - Objetivos: Obter cultivares de caupi resistentes a Meloidogyne incognita e M. javanica
-
Batata Doce: Controle de Infecção Viral através de Transgenese e Interações com Micorriza e Nematóide - Objetivos: Desenvolver oligonucleotídeos específicos contra estirpes do Sweet potato feathery mottle virus; Produzir sondas moleculares específicas contra estirpe regional do Sweet potato feathery mottle virus; Desenvolver um protótipo de kit comercial para a detecção de vírus de batata doce; Propiciar a indexação de plantas matrizes (oriundas de cultura de tecido) para vírus de batata doce; Desenvolver plantas transgênicas de batata doce que expressem resistência a vírus; Desenvolver um protótipo de kit comercial para a detecção de plantas transgênicas de batata doce; Estudar a interação de plantas transgênicas de batata doce com micorrizas e nematóides; Estimar a produção de plantas transgênicas de batata doce através da medição da fotossíntese.
-
Caracterização biológica, detecção ultra-estrutural e molecular de Fitoplasmas associados a enfermidades de culturas de importância econômica - Objetivos: Obter informações relativas a seqüência genômica dos fitoplasmas e produzir sondas moleculares específicas a espécies, grupos e subgrupos de fitoplasma
-
Etiologia, Epidemiologia e Controle de Doenças da parte áerea da cultura do Tomateiro - Objetivos: Verificar a eficácia de sistemas de controle integrado para a cultura do tomateiro estaqueado; Quantificação da resistência a Phytophthora infestans e a Alternaria solani em cultivares comerciais de Tomate; Avaliação de sistemas de previsão para as principais doenças da parte áerea