FITOPATOLOGIA

Sociedades Científicas: Início

Rio de Janeiro, Sanidade Vegetal faça contato com a FITOPATOLOGIA da RURAL (UFRRJ)

Esta página é melhor visualizada com Microsoft Internet Explorer 6.0 ou superior  

Sugestão para citação: Brioso, P. S. T. Fitopatologia. Fitopatologia. Criada em 2005. Disponível em: <http://www.fito2009.com/fitop/fitop.htm/>.

 

Banana streak virus em Bananeira

 

Caixa Postal 74585, UFRRJ, BR 465, km 7, Seropédica, RJ, CEP: 23897-970.

Telefone: 0xx21-2681.4600 (telefonista), 99633.2994 (celular)

 

 

Um breve histórico pode ser acessado clicando no Link.

 

As atividades da Fitopatologia (http://www.fito2009.com) estão associadas com a origem da UFRRJ, autarquia federal ligada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), desde a instalação de sua sede, em 1911, no palácio do Duque de Saxe, onde hoje está o CEFET/ MEC, no Maracanã, e em 1913, com o funcionamento por dois anos de seu campo de experimentação e prática agrícola em Deodoro.

 

Em março de 1916 fundiu-se à Escola Agrícola da Bahia e à Escola Média Teórico-Prática de Pinheiro, onde hoje estão instalados o Campus de Pinheiral e a Escola Agrotécnica Nilo Peçanha.

Em 1918, a Escola foi transferida para a Alameda São Boaventura, em Niterói (Rio de Janeiro), onde funciona hoje o Horto Botânico do Estado do Rio de Janeiro.

Em 1927, a Escola mudou-se para a Praia Vermelha, no Rio de Janeiro.

Em 1934, o Decreto 23.857 transformou os cursos existentes na Escola Nacional de Agronomia, Escola Nacional de Medicina Veterinária e Escola Nacional de Química que foram transferidos para Seropédica (Rio de Janeiro). 

Em 1970, através de Portaria do Magnífico Reitor, Professor Hélio Saul Barreto, foi elaborada a criação de nove Institutos para melhor coordenar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, ocasião em que foi criado o Instituto de Biologia (IB).

Através da Portaria nº 135, de 17/07/1970, do Magnífico Reitor foi designado o Professor Adjunto José Lobão Guimarães como Coordenador do referido Instituto até que fosse feita a eleição pelos docentes, indicando o futuro Diretor.

Por Decreto do Exmo. Sr. Presidente da República, publicado no Diário Oficial da União de 02/07/1971, para cumprir um mandato de quatro anos, foi nomeado o Professor acima citado. 

Em 1974, foi aprovado o Estatuto e Regimento Geral da UFRRJ (Diário Ofícial da União de 02/12/1974), sendo criadas, legalmente, as Unidades Universitárias (Institutos), e Subunidades de Ensino (Departamentos com suas Áreas Didáticas).

O Instituto de Biologia era composto de quatro Departamentos: Departamento de Biologia Animal (D.B.A), Departamento de Biologia Vegetal (D.B.V), Departamento de Ciências Fisiológicas (D.C.F) e Departamento de Genética (D.G.).

O Diretor subdividiu-os em Áreas Didáticas que passariam a tratar de assuntos específicos e reuniriam as disciplinas correlatas. 

No D.B.V., foram criadas as Áreas de Botânica, Entomologia, Fitopatologia e Microbiologia. 

Em maio de 1997, o nome do Departamento de Biologia Vegetal foi mudado para Departamento de Entomologia e Fitopatologia (D.E.F) sendo constituído pelas Áreas Didáticas de Entomologia e de Fitopatologia.

A Área de Fitopatologia (Departamento de Entomologia e Fitopatologia/ Instituto de Biologia/ UFRRJ) foi, efetivamente, iniciada em 1934 através do catedrático Heitor Vinicius da Silveira Grillo que além de participar do desenvolvimento da Fitopatologia nacional foi o idealizador, em 1936, da primeira reunião dos Fitopatologistas do Brasil embora o Herbário Fitopatológico pertencente a este setor remonte a data de 1916. 

 

QUEM É QUEM?

 

FOLDER

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

 

©2005 Fitopatologia/UFRRJ | Mapa do Site | Créditos | Webmaster | Última Atualização: 28/02/2015

Text